Métodos
Esta é uma proposta de investigação exploratória e, por isso, o plano de investigação e a metodologia são essencialmente orientados para a investigação qualitativa, embora também incluam alguns métodos quantitativos descritivos.
O plano de investigação compõe-se de três fases, que incluem várias tarefas respetivamente.
Fase 1 Fase inicial inclui três tarefas principais:
1.1 Desenvolvimento do enquadramento teórico para análise científica dos dados;
1.2 Identificação inicial e caracterização dos empreendedores-migrantes e atividades que desenvolvem;
1.3 Desenho e pilotagem de um questionário online e um guião para entrevistas.
Fase 2 Fase de recolha da data primária. Aplicação de inquérito online e de entrevistas.
2.1 Inquérito online para recolha de informação para caracterizar a população em estudo, que será analisada através de métodos de estatística descritiva e análise de conteúdo.
2.2 A segunda fonte de dados empíricos são as entrevistas em profundidade. Os entrevistados serão selecionados e convidados a participar com base nos dados recolhidos até este ponto no estudo, procurando abarcar diferentes nacionalidades, diferentes tipos de negócios e diferentes tipos de áreas rurais nos quais se inscrevem (por exemplo, distância dos centros urbanos, densidade populacional, características sócio económicas das vilas e/ou aldeias).
Prevemos conduzir 30 entrevistas com migrantes-empreendedores a mais 6 a 8 entrevistas com atores-chave (stakeholders) (por exemplo, representantes de municípios, da Região de Turismo do Algarve, e outras associações ou serviços identificados como relevantes no apoio às atividades dos migrantes). O objetivo das entrevistas é explorar o potencial deste tipo de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável do turismo e das comunidades locais, procurando explorar o tipo de impactos do ponto de vista social, económico e ambiental. Dar-se-á relevância especial às atividades sociais e de empreendedorismo desenvolvidas através de redes de migrantes e às ligações com as comunidades locais, produtos e serviços, tal como às práticas ambientalmente sustentáveis.
Fase 3 A fase final envolve a análise dos dados e as atividades de divulgação do projeto e dos resultados
3.1 Análise de dados
3.2 Divulgação /disseminação
Financiamento: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia: 43.305,26€
EXPL/GES-OUT/1395/2021 T-rELMA
Duração do projeto: 18 meses
Data de início: 22 de janeiro de 2022
Palavras-chave: migrações de estilo de vida; empreendedorismo; desenvolvimento sustentável; espaços rurais